4.28.2011







Lisboa - Celebração em PORTUGAL


No próximo 9 de Maio, no Rossio, haverá animações de rua, concertos, debates e stands de informação para celebrar o dia da Europa e a iniciativa europeia Juventude em movimento, cuja embaixadora é a fadista Carminho, que estará presente na abertura

A Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu, a Presidência do Conselho da União Europeia (Hungria) e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa organizam anualmente um conjunto de actividades para celebrar o Dia da Europa, 9 de Maio.

Na histórica data de 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de aprofundamento das relações entre países europeus, criando-se uma comunidade organizada de nações numa Europa que tinha as memórias da guerra ainda frescas. Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", foi um instrumento fundamental na solidificação da paz na Europa e justamente é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.

O dia 9 de Maio tornou-se um símbolo dos ideais mais nobres da Europa e do projecto europeu e a sua celebração constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos cidadãos e os povos da União entre si.

Este ano, uma parte importante desta celebração será centrada em temas caros aos jovens, e em especial na campanha "Juventude em Movimento – Aposta em Ti", promovida pela Comissão Europeia como meio de os jovens realizarem sonhos, partilharem experiências, viajarem, alargarem conhecimentos, partilharem e desenvolverem talentos, reforçarem competências e alcançarem objectivos. Numa frase: Fazerem a diferença.

Esta iniciativa visa informar os cidadãos sobre os seus direitos laborais, a inclusão, a igualdade de oportunidades e a mobilidade profissional.

Detalhes sobre o evento:

De 7 a 9 de Maio estará instalada, na Praça do Rossio, em Lisboa, uma tenda aberta a todos com 16 stands onde os organismos nacionais e os projectos europeus no âmbito das políticas de emprego, políticas sociais e da igualdade de oportunidades apresentarão as suas actividades e as ofertas relevantes para os cidadãos portugueses.

Em paralelo, serão apresentados projectos escolares, dança, música, animações circenses, cinema. Serão também organizados debates sobre os temas do emprego, das políticas sociais, da igualdade de oportunidades e da luta contra as discriminações.

Outras actividades comemorativas do Dia da Europa terão lugar em todo oo País, organizadas designadamente pela Rede de Centros Europe Direct, em parceria com actores locais.

Concerto nos Jerónimos

As celebrações do dia da Europa terminarão no Mosteiro dos Jerónimos com um concerto de Pedro Caldeira (mediante convite).

Sem comentários:

La vida es un tango y el que no baila es un tonto

La vida es un tango y el que no baila es un tonto
Dos calhaus da memória ao empedernido dos tempos

Onde a liquidez da água livre

Onde a liquidez da água livre
Também pode alcançar o céu

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Escribalistas é órgão de comunicação oficial de Joaquim Maria Castanho, mentor do escribalismo português