6.02.2010


O ataque mortal de Israel à frota de barcos humanitários que iam em direção a Gaza chocou o mundo.

Israel, como qualquer outro Estado, tem o direito de se defender, mas isso foi um uso abusivo de força letal para defender o bloqueio vergonhoso de Israel a Gaza, onde dois terços das famílias não sabem onde encontrarão sua próxima refeição.

As Nações Unidas, a União Européia e quase todos os outros governos e organizações multilaterais têm pedido a Israel para acabar com o bloqueio, e para lançar uma profunda investigação sobre o ataque à frota. Mas sem pressão maciça dos seus cidadãos, os líderes mundiais vão limitar sua resposta a meras palavras – como eles já fizeram tantas vezes.

Vamos gerar um clamor global tão alto, que não possa ser ignorado. Assine a petição para exigir uma investigação independente sobre o ataque, a responsabilização dos culpados e o fim imediato do bloqueio à Gaza – clique para assinar a petição, e depois repasse essa mensagem a todos os que você conhece:

http://cdn.avaaz.org/po/gaza_flotilla_3/?vl

A petição será entregue às Nações Unidas e aos líderes mundiais, assim que alcançarmos 200.000 nomes – e novamente a cada oportunidade à medida que a lista for crescendo e que os líderes forem reagindo à situação. Uma petição massiva em um momento de crise como esse pode demonstrar aos que estão no poder que declarações e notas à imprensa não são suficientes – que os cidadãos estão prestando atenção e demandam ações concretas.

Enquanto a União Européia decide se irá expandir suas relações comerciais com Israel, e o Obama e o Congresso Americano definem o orçamento para ajuda militar a Israel para o ano que vem, e vizinhos como a Turquia e o Egito decidem seus próximos passos diplomáticos – vamos fazer com que a voz do mundo não seja ignorada: é tempo de verdade e de responsabilizar os culpados pelos ataques aos navios, e é tempo de Israel respeitar o direito internacional e acabar com o bloqueio a Gaza. Assine agora e passe essa mensagem adiante:

http://cdn.avaaz.org/po/gaza_flotilla_3/?vl

A maior parte das pessoas em qualquer lugar ainda compartilha o mesmo sonho: que haja dois Estados livres e viáveis, Israel e Palestina, que possam viver em paz lado a lado. Mas o bloqueio e a violência usada para defendê-lo, envenenam este sonho. Como um colunista israelense escreveu para os seus compatriotas no jornal Ha’aretz hoje, “Nós não estamos mais defendendo Israel. Nós estamos agora defendendo o bloqueio (a Gaza). O bloqueio por si só está se tornando o Vietnam de Israel.”

Milhares de ativistas pela paz em Israel protestaram hoje contra o ataque e o bloqueio, em passeatas desde Haifa até Tel Aviv e Jerusalém – se unindo a protestos ao redor do mundo. Independente de que lado atacou primeiro ou deu o primeiro tiro (o exército Israelense insiste em dizer que não foram eles que iniciaram a violência), os líderes de Israel mandaram helicópteros armados de tropas pesadas para atacar uma frota de navios em águas internacionais, que levava remédios e ajuda humanitária para Gaza, gerando mortes desnecessárias como conseqüência.

Não podemos trazê-los de volta. Mas talvez, juntos, nós possamos fazer deste momento trágico, um ponto de virada – se nós nos unirmos em um chamado de justiça inabalável e um sonho de paz inviolável.

Com esperança,

Ricken, Alice, Raluca, Rewan, Paul, Iain, Graziela e toda a equipe Avaaz

Saiba mais em:

Entenda como funciona o bloqueio à Faixa de Gaza:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/05/100531_entendabloqueiogaza_ji.shtml

Israel ataca barcos que tentavam furar bloqueio de Gaza e mata ativistas:
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/05/31/israel-ataca-barcos-que-tentavam-furar-bloqueio-faixa-de-gaza-mata-ativistas-916736797.asp

Israel admite erros em abordagem militar em ataque a frota humanitária:
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,israel-admite-erros-em-abordagem-militar-em-ataque-a-frota-humanitaria,559979,0.htm

Comunidade internacional condena ataque de Israel à frota humanitária:
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/743257-comunidade-internacional-condena-ataque-de-israel-a-frota-humanitaria.shtml

Conselho de Segurança da ONU condena ataque de Israel a frota humanitária:
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/06/01/conselho-de-seguranca-da-onu-condena-ataque-de-israel-frota-humanitaria-916750622.asp

Partido Operário de Unidade Socialista
Secção portuguesa da IVª INTERNACIONAL

FIM AOS CRIMES DO ESTADO DE ISRAEL
A União Europeia, os EUA e a ONU são cúmplices dos crimes sionistas
A 31 de Maio, o exército israelita abordou várias embarcações que se dirigiam para Gaza, com ajuda humanitária, procurando romper o bloqueio a que Israel – com a cumplicidade do governo do Egipto – tem submetido o povo palestino da Faixa de Gaza.
Consta que foram mortas 16 pessoas e que 70 ficaram feridas. Outras informações mencionam 46 hospitalizados e 629 encarcerados. Esta acção criminosa do exército israelita provocou uma condenação unânime e manifestações de povos de todo o mundo – a começar pela população árabe e judia de Israel que, através de diversas manifestações, se demarcou da política assassina do seu Governo.
Esta acção de pirataria só foi possível porque – desde há vários anos – os EUA, os governos europeus e a ONU aceitam o bloqueio da Faixa de Gaza por Israel. Os quais, agora, não mexeram um dedo para impedir o ataque da Armada israelita à frota de ajuda humanitária.
A União Europeia condenou o “uso desproporcionado da força”. O que é um uso proporcionado? É possível aceitar que, em águas internacionais, as forças armadas de Israel – que está a ocupar a Palestina – assalte embarcações de países soberanos? Será legítimo que Israel bloqueie Gaza e utilize uma força “proporcionada” para impedir as ajudas externas? Trata-se de declarações de encobridores e cúmplices.
A União Europeia – como sempre ao serviço de especuladores e piratas – colocou no Oceano Índico dezenas de aviões e de barcos de combate para proteger os barcos de pesca que delapidam os recursos marítimos dos países africanos. Mas… não pode defender os seus cidadãos da acção criminosa de Israel!
Os EUA – pela boca da sua ministra dos Negócios Estrangeiros, Hillary Clinton – denunciaram a atitude violenta… dos pacifistas! Trata-se de uma cumplicidade assassina.
A ONU demorou 24 horas para publicar uma Declaração do seu Presidente não vinculativa, que não condena nem o Estado nem o Governo de Israel, e que reclama – utilizando a ilusão dos “dois Estados” – que os palestinianos mantenham uma falsa negociação com os assassinos. Uma vez mais, a ONU comporta-se como o cúmplice necessário de todo o tipo de malfeitorias.
Só o governo da Turquia – sob cuja bandeira navegava o barco assaltado e de que eram cidadãos vários dos assassinados – censurou abertamente o Estado israelita, acusando-o de terrorista, chamou o seu Embaixador em Israel e prometeu represálias pelo assalto.
Há que pôr fim ao bloqueio de Gaza e aos crimes do Estado de Israel. Os governos devem prestar atenção aos seus povos, que se manifestam contra a impunidade sionista. É necessário que o governo de Sócrates rompa relações com o Estado de Israel.
Castigo para os assassinos!
Liberdade para os detidos!
Nenhuma cumplicidade com o bloqueio de Gaza!
Ruptura imediata de relações com o Estado de Israel!
O POUS solidariza-se com todas as manifestações de protesto contra este crime.

Sede: Rua de Santo António da Glória, nº 52 B, cave C, 1250 – 217 Lisboa
http://pous4.no.sapo.pt - email: pous4@sapo.pt

La vida es un tango y el que no baila es un tonto

La vida es un tango y el que no baila es un tonto
Dos calhaus da memória ao empedernido dos tempos

Onde a liquidez da água livre

Onde a liquidez da água livre
Também pode alcançar o céu

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Escribalistas é órgão de comunicação oficial de Joaquim Maria Castanho, mentor do escribalismo português