5.15.2010



19 MAIO 2010 18h00
Ultra-Secreto! A Matemática nas Comunicações Confidenciais
António Machiavelo, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto

A Criptografia é usada há milénios por entidades militares, governos, sociedades secretas, amantes. Desde a invenção da internet, tornou-se essencial à sociedade civil, sendo amplamente usada pelo cidadão comum, a maior parte das vezes sem que este tenha consciência disso.

A Criptografia é, de facto, imprescindível em todas as comunicações confidenciais, de que são exemplo as compras e transacções bancárias feitas via internet.

Pretende-se nesta palestra dar uma ideia do que é a Criptografia, descrever alguns dos seus usos contemporâneos e mostrar de que modo a Matemática está intimamente envolvida nas comunicações secretas e no comércio electrónico, permitindo ainda transpor muitos processos comerciais do mundo físico para o ciberespaço.

A palestra será acessível a todos, não sendo necessários conhecimentos prévios dos assuntos que nela serão abordados.

ANTÓNIO MACHIAVELO

É licenciado em Matemática Pura pela Faculdade de Ciências do Porto e doutorado em Matemática pela Universidade de Cornell (EUA), tendo-se especializado na área da Teoria Algébrica dos Números.

É docente do departamento de Matemática da Faculdade de Ciências do Porto e membro do Centro de Matemática da Universidade do Porto.

Trabalha em Criptografia e Teoria dos Números, tendo também fortes interesses em História e Filosofia da Matemática.

Dedica também algum do seu tempo à divulgação da Matemática, sendo editor da secção de matemática recreativa do boletim da SPM e responsável pela rubrica «Apanhados na Rede» da Gazeta de Matemática.

Deu já 99 palestras de divulgação, 60 das quais em 34 escolas distintas do ensino básico e secundário.


"O ano 2000, o último do segundo milénio da nossa era, foi devidamente assinalado como Ano Internacional da Matemática. Inúmeras actividades, comunicações e eventos envolvendo a matemática tiveram lugar no decorrer desse ano. A Fundação Calouste Gulbenkian associou-se naturalmente ao movimento que dinamizou as acções ligadas ao Ano Internacional da Matemática e decidiu instituir uma nova iniciativa de apoio neste campo. Surgiu assim o Programa Novos Talentos em Matemática, com o objectivo de estimular nos jovens o gosto, a capacidade e a vocação de pensar e investigar em Matemática.
Passados dez anos sobre o Ano Internacional da Matemática cabe agora apreciar e repensar todo o esforço desenvolvido bem como o seu enquadramento. Neste sentido, a afirmação central de Galileu de que «a Natureza é como se fosse um livro, escrito em linguagem matemática» precisa cada vez mais de ser interiorizada e protegida como o mais precioso segredo de que dispomos para tornar sustentáveis as sociedades humanas. De facto, ser-se moderno é gostar de matemática, pois só assim se compreende cabalmente a ligação profunda ao contexto e ao ambiente que diariamente nos promove a existência. É necessário socialmente, como um todo, gostar de matemática. Nós comportamo-nos, mais, nós somos o que sabemos.
Por este motivo, para preparar a grande conferência que em Julho de 2010 assinalará uma década de novos talentos em matemática, organiza o Serviço de Ciência o ciclo de conferências públicas “A Matemática e os seus Encantos” que decorre entre Abril e Junho do corrente ano."

João Caraça,
Director do Serviço de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian



Informações Rita Rebelo de Andrade
Serviço de Ciência Fundação Calouste Gulbenkian
Av. de Berna 45A – 1067-001 LISBOA
T. 21 782 35 25 F. 21 782 30 19
matematica.encantos@gulbenkian.pt www.gulbenkian.pt/matematica.encantos

http://www.facebook.com/pages/Lisbon-Portugal/Ciclo-de-Conferencias-2010-Fundacao-Calouste-Gulbenkian/109411179076275?ref=ts

Fundação Calouste Gulbenkian Auditório 2
Transmissão directa nos espaços adjacentes
Videodifusão http://live.fccn.pt/fcg/

Informações Estabelecimentos de ensino interessados em participar:
Serviço de Ciência
Fundação Calouste Gulbenkian
Av. de Berna 45A – 1067-001 LISBOA
T. 21 782 35 25 F. 21 782 30 19
E. matematica.encantos@gulbenkian.pt
www.gulbenkian.pt/matematica.encantos

La vida es un tango y el que no baila es un tonto

La vida es un tango y el que no baila es un tonto
Dos calhaus da memória ao empedernido dos tempos

Onde a liquidez da água livre

Onde a liquidez da água livre
Também pode alcançar o céu

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Escribalistas é órgão de comunicação oficial de Joaquim Maria Castanho, mentor do escribalismo português