5.21.2009

MAIS DE 20 000 VISITARAM A EXPO AMBIENTE E ENERGIAS RENOVÁVEIS 2009



A Cidade de Quarteira esteve em festa de 13 a 17 de Maio, com as comemorações do dia da Cidade (13 de Maio), e a 3ª Edição da Expo Ambiente e Energias Renováveis.


No dia 13 de Maio o dia de actividades começou com a inauguração do Centro Autárquico, a inauguração da Expo Ambiente e Energias Renováveis, a apresentação do FUTI F6 (1º automóvel eléctrico português) e acabou com o concerto do Toni Carreira seguido de fogo de artifício.


Ao longo dos dias que se seguiram, a cidade esteve bastante animada com um vasto conjunto de actividades que ali se foram realizando no lindo cenário da Praça do Mar: a realização de um Seminário, e a visita de dezenas de escolas à exposição onde foram feitos vários workshops, de construção de fornos solares, e um de construção de um catamaran com garrafões e outros resíduos.


Contendo um assinalável conjunto de expositores de energias renováveis (nada menos do que 14 expositores de reputadas empresas de energias renováveis onde foram colocados a funcionar numerosos painéis solares térmicos (alguns atingiram mais de 108º mesmo com os dois primeiros dias de muita nebulosidade), painéis fotovoltaicos (um esteve sempre a demonstrar como é possível fornecer energia eléctrica a um motor que puxava água), e equipamentos de biomassa, bombas de calor, energia eólica, energia solar termodinâmica, fuel cells.

Estiveram presentes mais de duas dezenas de entidades públicas e privadas, tendo sido possível visitar Stands relacionados com a mobilidade sustentável e de educação Ambiental, como a ALGAR, e a QUERCUS.

Diversas marcas de veículos amigos do ambiente estiveram presentes, com especial destaque para as maravilhosas scooters eléctricas da E-MAX com motores de 4000Wts (das quais foram vendidas várias unidades), mas também, e sobretudo o automóvel eléctrico português FUTI F6 (de que foram vendidas 8 unidades – nada mau para os tempos de crise em que se vive), as bicicletas eléctricas da Tucano(MEGASPORT), os vários SEGWAYS, e Easy-Glyders que foram experimentados por numerosos cidadãos gratuitamente .


De entre as muitas actividades que foram desenvolvidas na Praça do Mar, destacou-se ainda, no dia 13 de Maio, uma prova de cicloturismo que encheu a marginal de Quarteira, e a actuação do Rancho Folclórico Juvenil de Loulé que na noite de Sábado brindou todos os presentes com uma belíssima actuação.



No Domingo, 17 de Maio, para além da acção de limpeza da Foz do Almargem e da Praia de Quarteira com voluntariado, foi feita, também e em paralelo uma exposição de veículos antigos.

Após o simpático almoço oferecido a todos os participantes no evento pela Junta de Freguesia de Quarteira, todos os veículos amigos do ambiente desfilaram na Av. Infante Sagres e deslocaram-se de Quarteira até à Marina de Vilamoura, num cenário muito bonito.


Como resultado do envolvimento conjunto da Junta de Freguesia de Quarteira, Câmara Municipal de Loulé, o site http://www.algarverenovavel.com/ , a Liberty Seguros, o NAMB, ALGAR, APISOLAR entre muitas outras entidades, este evento foi assim, um assinalável sucesso, tendo sido o evento com mais empresas de energias renováveis realizado até hoje em Portugal !


Pode encontrar fotos sobre o evento em http://www.algarverenovavel.com/

Sem comentários:

La vida es un tango y el que no baila es un tonto

La vida es un tango y el que no baila es un tonto
Dos calhaus da memória ao empedernido dos tempos

Onde a liquidez da água livre

Onde a liquidez da água livre
Também pode alcançar o céu

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Escribalistas é órgão de comunicação oficial de Joaquim Maria Castanho, mentor do escribalismo português