11.27.2008


O Convento da Graça de Loulé, antigo mosteiro de São Francisco, foi fundado pelos franciscanos logo após a Reconquista para servir de base à evangelização das populações algarvias, maioritariamente mouriscas e cristãs moçárabes. Preserva desse tempo partes da igreja, possível de se reconstituir na totalidade, desvendando uma complexa rede matemática que demonstra a simbiose cultural entre as duas comunidades. Porém, no século XVI, os franciscanos claustrais foram extintos e substituídos pelos observantes, mas o mosteiro de Loulé passou, de forma enigmática, para a Ordem de Santo Agostinho, num processo que só agora foi descoberto e que denuncia as lutas de interesses numa sociedade algarvia complexa e rica.

11.19.2008

PIDDAC 2009

“OS VERDES” APRESENTAM PROPOSTAS DE INVESTIMENTO PARA O DISTRITO DE PORTALEGRE




O Grupo Parlamentar “Os Verdes” apresentou um conjunto de propostas de investimento para integrar no PIDDAC 2009, considerando a sua importância para a promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento das regiões.


Como bem disse o Sr. Primeiro-Ministro na intervenção de abertura do Orçamento de Estado, na Assembleia da República, o investimento público é importante para a economia e para o emprego. Pena é que, na prática, esta frase não tenha a tradução devida nas diversas regiões do país, em termos orçamentais.


Apresentamos, de seguida, as propostas de “Os Verdes” para integrarem o PIDDAC, com importância directa para o Distrito de Portalegre, as quais serão discutidas em sede de especialidade do Orçamento de Estado:


* Construção de um novo Centro de Hemodiálise em Portalegre.


* Recuperação e modernização das estações e apeadeiros da linha ferroviária do Leste.


* Modernização da linha ferroviária do Leste.


* Melhorias ambientais no concelho de Niza.


* Revitalização do ramal de Cáceres.


Foram também entregues pelo PEV propostas de alteração ao Orçamento de Estado, que abrangem vários distritos:


* Projecto que visa apoiar a concretização da rede pública de casas de apoio às mulheres vítimas de violência.


* Projecto de alargamento da rede de pistas cicláveis.


* Projecto de criação de uma estratégia de recolha e reciclagem de cortiça.


* Projecto de elaboração de um estudo com vista à auto-suficiência energética dos estabelecimentos escolares públicos.


* Projecto de beneficiação de infra-estruturas desportivas das colectividades de desporto e recreio.


* Projecto de elaboração de um plano com vista à requalificação ambiental de pedreiras abandonadas.


* Estabelecimento de um Plano Nacional de Identificação e Reabilitação dos Solos Contaminados.


* Projecto de criação de uma estratégia de recolha e encaminhamento de óleos alimentares.




O Grupo Parlamentar “Os Verdes”


O Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”(T: 213 919 642 - F: 213 917 424 – TM: 917 462 769 - imprensa.verdes@pev.parlamento.pt)




Lisboa, 18 de Novembro de 2008

11.07.2008


ECOLOJOVEM-“OS VERDES” SOLIDÁRIA COM PROTESTOS DOS ESTUDANTES DO SECUNDÁRIO

Os alunos do Ensino Secundário de todo o país voltaram a estar na rua em sinal de protesto contra as políticas educativas da actual ministra da Educação. O Estatuto do Aluno, a educação sexual, a privatização das escolas e serviços, os exames nacionais e as aulas de substituição são alguns pontos de discórdia entre os estudantes e o Governo.

A Ecolojovem – “Os Verdes” mostra-se solidária com esta acção por defender que estas medidas são prejudiciais ao aluno e ao meio escolar.

Relativamente ao Estatuto do Aluno é considerado "um código penal", tratando os alunos como verdadeiros criminosos, sem estes serem ouvidos em caso de suspensão. Em relação à educação sexual, uma reivindicação antiga, a Ecolojovem – “Os Verdes” acusa os responsáveis de nunca a terem colocado em prática nas escolas, não indo de encontro aos interesses dos alunos.

Os jovens ecologistas têm estado e continuarão a estar atentos a estas políticas que representam um retrocesso nos direitos dos alunos e do próprio sistema de ensino, não deixando de actuar junto dos órgãos onde tem representatividade.

Por tudo isto, a Ecolojovem - "Os Verdes" considera necessário que o Ministério da Educação, na pessoa da Sr.ª Ministra da Educação, deve considerar as inquietudes dos estudantes do ensino secundário e assim promover, através do diálogo, reuniões com as Associações de Estudantes, para que se possa chegar à resolução destes verdadeiros problemas relacionados com a educação.

A Ecolojovem – "Os Verdes"
Lisboa, 6 de Novembro de 2008
Partido Ecologista "Os Verdes"
Rua da Boavista, Nº 83 - 3º Dto - 1200-066 Lisboa
Tel: 213 960 308 / 213 960 291
Fax: 213 960 424
E-mail: osverdes@mail.telepac.pt
Site:
www.osverdes.pt

11.06.2008

ELEIÇÕES NOS ESTADOS UNIDOS“OS VERDES” SUBLINHAM FORTE CORRIDA ÀS URNAS E GRANDE VONTADE DE MUDANÇA

Face aos resultados eleitorais das eleições nos Estados Unidos da América, com a vitória de Barack Obama, o Partido Ecologista “Os Verdes” sublinha desde já a forte participação dos eleitores, com números que não se viam há largos anos, o que demonstra uma grande vontade de mudança e um forte sinal de ruptura com a administração Bush, bem como com o que ela representava: acentuado pendor belicista, relações conflituosas com o resto do mundo, injustiça social, nomeadamente na área da saúde, segregação racial e menosprezo pela questão das alterações climáticas.


Para “Os Verdes”, estes resultados traduzem ainda uma imensa esperança de paz e também a identificação de diversas comunidades americanas até aqui muito marginalizadas e afastadas do tão apregoado modelo de vida e sonho americano.


Apesar de todo o optimismo, “Os Verdes” não têm grandes ilusões quanto ao futuro e é com algum cepticismo que encaram a expectativa de mudança nos Estados Unidos da América. Esperam no entanto, que ela se traduza numa transformação efectiva de políticas, tanto a nível interno como externo.


Por último, "Os Verdes" querem ainda saudar os esforços de campanha protagonizados pelo Partido Verde dos Estados Unidos (Green Party of the United States) nomeadamente pelas candidatas Presidencial e Vice-Presidencial Cynthia McKinney e Rosa Clemente, respectivamente. Num sistema eleitoral extremamente bipolarizado e com grandes falhas que impedem a justa participação de outras forças políticas, o seu esforço merece o apoio do Partido Ecologista “Os Verdes”.




O Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”(T: 213 919 642 - F: 213 917 424 – TM: 917 462 769 - imprensa.verdes@pev.parlamento.pt)www.osverdes.pt


Lisboa, 5 de Novembro de 2008

La vida es un tango y el que no baila es un tonto

La vida es un tango y el que no baila es un tonto
Dos calhaus da memória ao empedernido dos tempos

Onde a liquidez da água livre

Onde a liquidez da água livre
Também pode alcançar o céu

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Escribalistas é órgão de comunicação oficial de Joaquim Maria Castanho, mentor do escribalismo português